- Representantes do MPF, MPAL, DPU e Município participaram de solenidade oficial de entrega do equipamento
- Construção da unidade educacional é uma das iniciativas do Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais
Fachada da Creche-escola nos Flexais, com capacidade para 120 crianças
Na última sexta-feira (28), representantes do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Defensoria Pública da União (DPU) e Município de Maceió participaram da entrega oficial da creche-escola dos Flexais. A unidade educacional, aberta para visita das autoridades e da população do entorno, contou também com a presença de mães e crianças, que participaram de brincadeiras e da pintura do mural no parque.
A dona de casa Sandra Maria Oliveira da Silva, moradora do Flexal, levou o filho Keven Eduardo da Silva Santos, de 2 anos, para conhecer o espaço. A creche-escola será a primeira experiência de Keven em sala aula. “A estrutura está ótima, estou muito feliz por poder acompanhar de perto a educação do meu filho”, disse Sandra.
Assim como Sandra, a dona de casa Natália Priscila também comemorou a inauguração da creche-escola perto de casa. Ela já matriculou a filha caçula, Agnes Luna, de 3 anos. “Não queria que a minha filha precisasse pegar ônibus para ir à escola. Ela é muito pequenininha. Aqui a localização é ótima e as salinhas estão bem divididas”, comentou.
Estrutura e equipamentos
A creche-escola dos Flexais, localizada na avenida Faustino da Silveira, foi denominada pelo Município de Centro Municipal de Educação Infantil Lucineide Gomes Flor. A unidade tem capacidade para atender até 120 alunos na faixa de zero a seis anos.
O equipamento tem 800m² de área construída com espaços para alunos, pais e professores e foi entregue pela Braskem com estrutura completa, contendo mais de 400 itens de mobiliário e outros objetos. O prédio conta com rampas, piso tátil e espaços adaptados para pessoas com deficiência, seguindo os parâmetros de acessibilidade.
O projeto executivo cumpriu diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Educação e recebeu contribuição de especialistas do Município de Maceió para adequação às necessidades locais. A creche-escola conta com parque sensorial, solário, fraldário, lactário e áreas de repouso, além de espaços de assistência pessoal e pedagógica, salas para docentes, pessoal administrativo e prestadores de serviços, copa, cozinha, refeitório, pátio coberto, vestiários, sanitários, lavanderia e estacionamento.
Projeto Flexal
A construção da creche-escola faz parte do eixo “Educação, esporte, lazer e meio ambiente” do Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais. O Projeto é fruto do Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem.
Além da entrega da creche-escola, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) da região também está em fase de finalização. Das 23 medidas previstas para reverter o ilhamento socioeconômico da região e incentivar a economia local, 15 estão implementadas e as demais em andamento.
A requalificação da iluminação pública, com novas lâmpadas e modernização da rede, está em andamento. Outras iniciativas do Projeto Flexais que seguem em andamento são a requalificação das ruas Tobias Barreto, Faustino Silveira e da Praça Nossa Senhora da Conceição, a construção do Centro Comercial e Espaço para Feira, Centro de Apoio aos Pescadores e instalação de um píer de acesso à Lagoa Mundaú.
Estão em curso na região outras medidas como limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar e serviço de apoio psicológico. Câmeras de segurança foram instaladas na região e o Espaço Flexal foi estruturado para abrigar secretarias municipais que fazem o atendimento direto à comunidade.
Indenização
A Braskem segue realizando o pagamento de indenização aos moradores e comerciantes da região. Em fevereiro, o Programa de Apoio Financeiro (PAF) chegou a 99,8% de indenizações pagas para famílias, moradores e comerciantes. Ao todo, já foram pagos pela Companhia R$ 49,8 milhões.
Fotos: Philipe Medeiros/Divulgação/Braskem