• Comerciantes da comunidade levaram bordados, produtos e alimentos artesanais

• Participação dos expositores no evento foi apoiada pelo Projeto Flexais

Bordados, peças em macramê, tecidos pintados à mão e caixas decoradas produzidas nos Flexais encantaram turistas e maceioenses que passaram pela na feira Negócio da Grota, na Praça Multieventos, na Pajuçara, no final de semana. Comerciantes da comunidade estão comemorando o sucesso de vendas.

Bolos, biscoitos caseiros, trufas, crepes e outros alimentos também fizeram sucesso durante o evento. “É bom sair um pouco do bairro para que novas pessoas possam conhecer o nosso trabalho. Aqui na orla da cidade, uma região turística, a gente também consegue vender por um valor maior e faturar mais”, avalia Renato Inocêncio, vendedor de crepes e bebidas.

A feira Negócio da Grota foi promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió (Iplan) e reuniu empreendedores de comunidades urbanas da capital. A participação dos comerciantes dos Flexais foi apoiada pelo Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, como forma de promover o empreendedorismo local. Medidas para estimular a economia da região estão previstas no Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem.

 “No primeiro dia da feira, parece que as pessoas estavam só esperando a gente chegar. As peças pequenas que eu trouxe, vendi todas em um dia só”, festejou Mayara Daniela, bordadeira de filé.

Empreendedorismo nos Flexais

O fomento ao empreendedorismo nos Flexais é uma iniciativa do eixo “Economia e Trabalho”, que reúne medidas para estimular o desenvolvimento econômico da região. O eixo é um dos cinco que orientam as 23 medidas do Projeto Flexais. As demais frentes são: “Educação, Esporte, Lazer e Meio Ambiente”, “Saúde e Assistência Social”, “Gestão, Atendimento da Comunidade e Segurança” e “Mobilidade”.

Em junho, o Projeto foi fundamental para a realização da primeira Feira dos Empreendedores do Flexal, organizada por uma comissão local. Além da venda de produtos, o evento incluiu oficinas de pintura e macramê. Comerciantes e prestadores de serviços que participaram da feira comemoraram os resultados.

Para incentivar a geração de renda, o Projeto Flexais também promove o programa Aprendi no Flexal, oferecendo cursos em parceria com o Senai e o Senac. Até o momento, nove turmas já concluíram as capacitações, reforçando a formação profissional na comunidade.

 

Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais

Além do apoio ao empreendedorismo e à geração de renda, o Projeto Flexais iniciou as obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), de uma creche-escola e de requalificação viária de ruas e praça na região. Estão previstas ainda a construção de um Centro Comercial e Espaço para Feira, do Centro de Apoio aos Pescadores, e de um píer de acesso à Lagoa Mundaú.

Outras medidas em curso na região incluem limpeza urbana e combate a pragas, vigilância, rota de ônibus de uso exclusivo e gratuito para a população dos Flexais, transporte escolar e serviço de apoio psicológico. Foram instaladas câmeras de segurança, a iluminação pública recebeu novas lâmpadas e teve a rede modernizada. Também foi estruturado o Espaço Flexal, que abriga secretarias municipais para o atendimento direto à comunidade.

Indenização

A Braskem vem realizando o pagamento de indenização aos moradores e comerciantes da região. O programa prevê um total de 1.803 propostas financeiras e registra a adesão de 99,6% dos moradores da área. Até a junho, 1.795 propostas foram apresentadas, das quais 1.784 pagas. Ao todo, já foram pagos pela Companhia R$ 49,2 milhões.

Compromissos com Maceió

As ações do Projeto Flexais estão entre os 10 compromissos com Maceió reafirmados pela Braskem, com muitos em fase adiantada de implantação ou já concluídos. Esses compromissos acontecem nas frentes social, urbanística e ambiental e integram os cinco principais acordos firmados entre a Braskem e as autoridades nos últimos anos, com grande parte tendo sido definida após discussão com poder público, sociedade e comunidades impactadas.

A plataforma Compromissos com Maceió foi feita pela Braskem para que a população possa entender e acompanhar todas essas ações e programas. O endereço de acesso é www.braskem.com/compromissosmaceio e os conteúdos são atualizados permanentemente.