- Programação contou com a apresentação de grupos culturais e atividades para as crianças

3ª Edição ocorreu ao lado da estação Bebedouro, com espaço para toda a programação diversa. Foto: Philipe Medeiros/Divulgação/Braskem
Comerciantes e prestadores de serviço comemoram a maior visibilidade dos seus negócios em mais uma edição da Feira dos Empreendedores do Flexal. A terceira edição do evento aconteceu no sábado, 10 de maio, na rua Tobias Barreto, com uma mostra de produtos artesanais, roupas, cosméticos, papelaria criativa e prestação de serviços de beleza, como manicure, cabeleireiro e designer de sobrancelhas.
O empreendedorismo na região é incentivado pelo Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais, que apoia a participação dos comerciantes locais em eventos dentro e fora da comunidade há quase um ano. A Feira do Flexal é uma organização do conselho popular, formado por moradores da comunidade e apoiada pelo projeto por meio de fornecimento de estandes e estruturas para exposição, espaço para entretenimento das crianças e promoção de atrações culturais.
Foi a partir dessas iniciativas que Joselma Evaristo profissionalizou a produção de doces e salgados, tornou-se microempreendedora individual (MEI) e hoje se orgulha da sua marca, ‘Carinho de Vó’. “Participei da Mentoria para Empreendedores pelo Aprendi no Flexal. Lá escolhemos ‘Carinho de Vó’ como marca para o meu negócio, porque quero que todos os clientes sintam o mesmo amor que meus netos têm quando comem a minha comida”, afirmou.

Joselma Evaristo e irmã são sócias no comércio “Carinho de Vó”. Foto: Philipe Medeiros/Divulgação/Braskem
A empreendedora contou que já atende mais de 30 encomendas fixas diariamente e paga um salário mínimo para a filha e para a irmã, que trabalham com ela. “Participar da Feira dos Empreendedores marcou uma nova fase na minha vida. Consegui estabilidade financeira e tenho vontade de permanecer ativa”, comentou.
Fidelização de clientes
A Feira dos Empreendedores do Flexal também é um espaço para prestadores de serviço divulgarem seus trabalhos, como a designer de sobrancelhas Renata Vasconcelos. “Eu já atendia, mas não era muito conhecida. Depois da Feira, já apareceu bastante cliente. É uma vitrine para meu negócio”, afirma a empreendedora, mãe de duas crianças.

Feira é espaço para Renata Vasconcelos aumentar a clientela em seu serviço de design de sobrancelha. Foto: Philipe Medeiros/Divulgação/Braskem
Para a comerciante Mônica Santos, da ‘Sabor de Casa’, que vende bolachas, bolos e tortas no mercadinho com o marido, a Feira é uma oportunidade para fidelizar clientes. “Tento inovar e trago sempre um produto diferente. Hoje trouxe uma farofa de queijo que ninguém faz. Espero que gostem do meu trabalho e depois liguem querendo mais, porque também fazemos entrega”, disse.
Edna Paulino, moradora do bairro Chã de Bebedouro, é visitante fiel do evento. “Sempre trago as crianças para brincar, como uma pipoquinha, faço compras e ainda saio com as unhas lindas”, comentou enquanto estava sendo atendida gratuitamente por sua pedicure predileta.

Los Coquitos animou o público com uma apresentação de coco de roda. Foto: Philipe Medeiros/ Divulgação /Braskem
Lazer e cuidados
A terceira edição da Feira dos Empreendedores do Flexal contou com apresentações dos grupos Maracatu LG Batuque e Coco de Roda Los Coquitos. As crianças se divertiram no espaço com cama elástica, piscina de bolinhas e peças infláveis, além dos brinquedos didáticos da Secretaria Municipal de Educação de Maceió.
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió ofereceu atendimentos como terapia com ventosas, liberação miofascial, orientações nutricionais e teste rápido para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
Projeto Flexais
O Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais é fruto do Termo de Acordo assinado em outubro de 2022 pelo Município de Maceió, Ministério Público Federal, Ministério Público do Estado de Alagoas, Defensoria Pública da União e Braskem. Das 23 ações previstas para reverter o ilhamento socioeconômico da região e incentivar a economia local, 16 estão implementadas e as demais em andamento.