• Grupo conheceu detalhes dos projetos que visam fortalecer o comércio e o empreendedorismo na região

Moradores nas futuras instalações do Centro de Apoio a Pescadores / Divulgação: Braskem

Um grupo de moradores dos Flexais participou, no dia 3 de outubro, de visita guiada às obras do Centro de Apoio a Pescadores e do Centro Comercial. Os visitantes foram acompanhados por técnicos da Braskem, que detalharam o andamento de cada obra. As construções integram o Projeto Integração Urbana e Desenvolvimento dos Flexais.

O roteiro começou pelo Centro Comercial, que está 37% concluído. O local prevê um espaço para feira livre e 10 boxes destinados a empreendedores. Em seguida, os moradores visitaram o Centro de Apoio a Pescadores, que está com 48% da obra concluída. O lugar terá área exclusiva para marisqueiras, um deck e local para manutenção das embarcações. O espaço para manutenção e o depósito permitirão que os pescadores armazenem seus materiais de trabalho e as marisqueiras terão um local adequado para o beneficiamento e comercialização do sururu.

Para a marisqueira Andreza Ferreira, a visita foi importante para que os moradores pudessem ver de perto e entender o objetivo de cada obra. “Economicamente falando, vai ajudar muitas pessoas da nossa comunidade, especialmente nós que trabalhamos com pesca e com o marisco. Vamos poder vender nossos produtos em um local destinado a isso, que tem também uma paisagem muito bonita”, comemorou.

Além de se dedicar ao marisco, Andreza faz artes em crochê. “Como sou mãe e minha filha é pequena, comecei a trabalhar com o crochê. Esse projeto vai fazer com que, além do pescado, as pessoas vejam a minha arte e venham às compras”, comentou.

 

Os visitantes também puderam conhecer os projetos de outras obras previstas / Divulgação: Braskem

Jorge Lamenha, mora no Flexal há 38 anos e acredita que esses os espaços vão trazer mais valor para a região. “Estou encantado com os projetos. Eu acredito que vai impulsionar o turismo, as pessoas vão fazer questão de visitar essa região, até pela beleza que temos aqui.  Não tenho dúvidas que fomentará o comércio, atraindo também compradores dos bairros vizinhos, como Fernão Velho.”, afirmou.

O desenvolvimento do turismo também é a expectativa de Jorge Gomes, que mora há 30 anos na comunidade. “O bairro vai ficar melhor, renovado e moderno, com esses equipamentos. Vai ter muita gente nos visitando, a população vai poder contemplar e usar os espaços. Foi muito satisfatório ver o andamento das obras”, disse.

Para o empreendedor Jaeliton de Deus, o projeto é interessante. “O Engenheiro responsável fez uma ótima explicação sobre os espaços. Nós da comunidade estamos felizes por essa iniciativa. A minha expectativa é boa.”, ponderou.

Equipe técnica também esclareceu dúvidas dos moradores / Divulgação: Braskem